Infraestrutura
Uma infraestrutura com qualidade deve ser dimensionada para suportar a utilização pretendida para um espaço de escritório pensando na operação prevista, como disponibilidade, acesso, número de colaboradores, opções de internet, etc
Escritório em coworking
O coworking é uma tendência em crescimento, permitindo o compartilhamento da infraestrutura de escritório, com economia de custos e investimentos.
Porém, é a infraestrutura planejada que irá possibilitar atender aos clientes com eficiência e qualidade nos serviços, e deveria ser um fator determinante antes que um contrato fosse assinado.
O problema é que parte da infraestrutura está “escondida’, e precisamos saber o que perguntar ou observar.
A lista abaixo pretende ajudar você quando estiver selecionando seu escritório ideal.
Parte Externa: Bairro e Edifício
- Localização afeta clientes tanto para você visitá-los quanto para ser visitado
- Localização afeta colaboradores que precisam de um local com serviços e acesso facilitado
- Localização afeta a imagem que você quer projetar para seu negócio
- Edifício comercial x casa adaptada: projetado para uma finalidade é melhor que adaptado
- Considere se possível edifícios com padrão Triplo A (ar condicionado central, heliponto, auditório, bicicletário, lajes com mais de 300 m2, bom acabamento e sempre a localização)
- Segurança para sua operação e colaboradores:
- Ausência de pontos de atração (bancos, caixas eletrônicos)
- Laudo AVCB ( Corpo de Bombeiros)
- Instalações elétricas adequadas, estáveis e balanceadas
- Opções de operadores de internet, telefonia, etc
- Acesso 24h, portaria central e garagem / estacionamento que atenda seus clientes
- Segurança hídrica (poço artesiano) e elétrica (gerador)
- Visite a escada de incêndio e verifique se está encapsulada por duas portas corta fogo ( proteção contra fumaça)
Parte Interna: Escritórios planejados
- Apresentação do andar: nesse caso, tamanho é documento
- Recepção: horários e serviços disponíveis
- Escritórios corporativos ou espaços alternativos: avalie impacto nos seus clientes e opte pelo mais adequado
- Equipamentos de rede de alta confiabilidade (roteadores e switches de marcas reconhecidas)
- Nobreak para equipamentos de rede com capacidade mínima de 60 minutos
- Internet : rede cabeada estruturada cat6 (Giga) e Wifi (2,4 e 5 GHZ) com contingência e IP fixo
- Mobiliário ergométrico (atenção especial nas cadeiras) com calhas para rede elétrica e dados
- Salas de reunião equipadas e localizadas preferencialmente próximas à recepção
- Largura dos corredores ( ideal 1,40m por rota de escape) e espaço entre as mesas ou plataformas (para conforto)
- Existe uma área / lounge para café e convívio?
- Existe uma copa? É separada do escritório evitando odores com o aquecimento de alimentos?
- Banheiros: quantidade (1 para no máximo 10 pessoas), localização separada, limpeza e qualidade dos materiais de higiene
- Piso: dilema da limpeza (piso frio, laminado) x carpete (melhor acústica)
- Segurança 1: cameras nas áreas comuns, controle de acesso, lockers, armários
- Segurança:2 público variável que aluga por horas ou diárias ou somente admitem pessoas com contratos pré aprovados para períodos mensais ou maiores?
#cwosp
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