O Kickstarter completou oito anos de idade hoje, e o INC aproveitou a data para analisar as campanhas do Kickstarter que geraram mais dinheiro para entender o que os empreendedores podem aprender com tudo isso.
Abaixo, algumas das campanhas do Kickstarter que levantaram mais dinheiro em todos os tempos:
Pebble (US$ 20,338,986)
Coolest Cooler (US$ 13,285,226)
Exploding Kittens (US$ 8,782,571)
Ouya (US$ 8,596,474)
Pono (US$ 6.225.354)
Como esses empreendimentos conseguiram levantar fundos?
Pebble, um fabricante de smartwatches, foi à falência.
O console de jogo Ouya amargou vendas fracas e foi descontinuado.
O Pono, um serviço de mídia digital com player, aparentemente cessou as operações.
O Coolest Cooler é enviado a um número limitado de investidores, mas a empresa está sob investigação pelo Departamento de Justiça de Oregon por práticas comerciais ilegais.
Dos cinco, apenas um – o jogo de cartas Exploding Kittens – pode ser considerado um sucesso real, cumprindo todas as entregas em tempo hábil e depois expandindo para jogos mobile.
As três falhas claras foram produtos eletrônicos de consumo lançados para competir com grandes empresas.
De fato, não teria como o Pebble ou o Pono assumir o lugar da Apple, ou ainda que o Ouya pudesse competir contra gigantes como Microsoft, Nintendo e Sony.
Além disso, os três produtos eram plataformas do tipo “chicken and egg”: para serem bem-sucedidas, elas precisavam atrair desenvolvedores de software e provedores de conteúdo, que não são suscetíveis de investir muito (ou quase nada) em uma plataforma até que a mesma já tenha sucesso no mercado.
Os problemas do Coolest Cooler eram diferentes. Essencialmente, os inventores subestimaram o custo final de manufatura do produto, tornando assim não lucrativo cumprir justamente os requisitos que faziam parte da campanha.
Esta dificilmente será a primeira vez que uma empresa perderá sua meta de custo de mercadorias.
O sucesso do Exploding Kittens ensina uma outra lição.
Primeiro, o produto era completamente autônomo e não exigia parcerias. Segundo, o custo para fabricar um jogo de cartas é incerto, então eles sabiam o quanto deveria custar.
Finalmente, e o mais importante, o Exploding Kittens funcionava perfeitamente na cultura pop como uma contrapartida dos vídeos “fofos” tão difundidos na web. O conceito se auto-promoveu, basicamente.
Isso traz outro aspecto do relativo sucesso e fracasso desses produtos. Exploding Kittens e, em menor grau, o Coolest Coolers, cada um possui uma marca que faz você sorrir e descrever o produto.
Em contraste, Pebble, Ouya e Pono não fazem nenhuma dessas coisas. Como nomes de marcas, eles são o que chamamos de “head scratchers”, no sentido de que não se tem ideia do que são até ouvir uma descrição deles.
Para empreendedores, as lições são claras e válidas, mesmo se você não estiver usando crowdfunding:
– Não tente competir com grandes empresas
– Não dependa de parceiros que não têm comprometimento
– Estime corretamente os custos de fabricação
– Tenha uma marca memorável e significativa
– Toque no zeitgeist.
Fonte: INC.com
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