Cresça ou Morra a Qualquer Custo não Vale a Pena

Patrick Lencioni

Cresça a empresa ou morra

Aquele velho axioma empresarial “cresça ou morra” pode se aplicar a certos aspectos do desenvolvimento humano ou do mundo natural, mas é bom ter muito cuidado ao aplicá-lo ao seu negócio. A verdade é que essa afirmação, cresça a empresa ou morra, pode ser – e muitas vezes é – devastadora.

Muitos executivos que conheci ao longo dos anos tem a mentalidade de um fisiculturista; eles passaram a aceitar a ideia de que o crescimento é sinônimo de sucesso. Então, tomam os negócios como algo equivalente a esteróides, elevando ao nível máximo coisas como táticas excessivamente agressivas de vendas, aumentos injustificados de preços, descontos auto-destrutivos, fusões e aquisições desnecessárias, ou até mesmo um IPO mal considerado. Essas ações vêm com sua própria lista de terríveis efeitos colaterais: clientes alienados, funcionários queimados e executivos desiludidos que ficam perguntando um ao outro, “lembre-me novamente, por que pensamos que precisávamos crescer?”.

Evite o discurso do fisiculturista e procure pensar mais como um agricultor. Seu foco deve ser a criação de um ambiente onde o crescimento pode ocorrer e, em seguida, deixar a natureza seguir seu curso. Se isso soa um tanto fraco ou passivo, considere que a abordagem do agricultor para o crescimento tenha mais sabedoria, humildade e contenção do que a do fisiculturista, e que as recompensas são muito mais atraentes – e confiáveis.

Patrick Lencioni: Agricultor ou fisiculturista?

Em sua essência, todo o crescimento sustentável depende de mais clientes desejando mais do que a sua empresa oferece. Quaisquer outros recursos – truques de preços, esforços heróicos de marketing, aquisições forçadas – são, em última análise, destrutivos. Além de focar nas necessidades do cliente, você deve também trabalhar para criar a organização mais saudável possível, livre da política e da confusão que tantas vezes sufocam o trabalho em equipe e a inovação. Mantenha as linhas de comunicação abertas para manter os funcionários engajados e comprometidos. E certifique-se que sua equipe esteja continuamente ciente da importância de que tudo o que a empresa faz se ​​conecta com as necessidades dos clientes.

Há muitas maneiras de se comunicar com os empregados. O melhor exemplo que posso pensar vem de Hayes Drumwright, CEO da Trace3, empresa de tecnologia com sede em Denver, nos EUA. Ele publica um livro por ano delineando seus pensamentos e a visão da empresa. Se você não tem tempo para isso, manter reuniões trimestrais com sua equipe de liderança é uma ótima maneira de resolver quaisquer disfunções comportamentais que possam ocorrer.

Patrick Lencioni : Crescimento natural

Quando fazemos esse tipo de coisas, o crescimento ocorrerá naturalmente – mas somente se estiver destinado a ser. Algumas empresas simplesmente não estão destinadas a ser maiores do que são. Elas fornecem produtos e serviços que satisfazem os clientes de uma forma que paga as contas, produz lucros razoáveis​​, e permite manter as pessoas empregadas e satisfeitas. E não há absolutamente nada de errado nisso.

Sim, algumas empresas são essencialmente forçadas a crescer por todos os meios necessários, seja porque os investidores impacientes estão exigindo um retorno imediato, ou porque a consolidação da ruptura de mercado os força a escalar ou serem engolidas por outras. Seja grato por não estar em uma dessas empresas (e se estiver, você merece simpatia, não inveja), porque elas são tudo, menos modelos a serem seguidos.

Quando as pessoas pensam sobre CEOs famosos, as probabilidades são boas de que um fisiculturista venha à mente. Mas, para mim, os melhores CEOs são, pela natureza da forma como operam, quase sempre desconhecidos. Eles são geralmente agricultores, pessoas comandando empresas de pequeno e médio porte exatamente como elas devem ser executadas, as escala apenas no ritmo certo.

Isso é um crescimento saudável, sustentável e digno de admiração.

Fonte: INC.com

Coworking Offices

View Comments

Recent Posts

Aluguel de escritórios em alta

Aluguel de escritórios, locação de escritórios, vila olímpia, coworking vila olímpia

4 dias ago

Coworking revoluciona a forma de trabalho

Como o coworking está revolucionando a forma como trabalhamos Nos últimos anos, temos testemunhado uma…

7 meses ago

Tecnologia, negócios e espaços de coworking

O futuro da tecnologia nos espaços de coworking e seus impactos nos negócios Nos últimos…

8 meses ago

Sala privativa e trabalho híbrido

Afinal, uma sala privativa é o mínimo necessário para que uma empresa saia do home…

10 meses ago

Conteúdo digital: potencionalize o alcance

Um conteúdo digital excepcional é apenas metade da batalha. A outra metade consiste em maximizar…

10 meses ago

Escritórios vazios, pechincha para milionários

Escritórios vazios, em New York, tem atraído milionários em busca imóveis com preços atrativos. O…

11 meses ago

This website uses cookies.