24h

7 dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

contato@cwosp.com.br

Comparar listagens

O que é o coworking e porque você precisa experimentar agora

O que é o coworking e porque você precisa experimentar agora

“Estar sozinho junto”, mas com um toque especial. Em suma, o coworking é como trabalhar com pessoas afins em um espaço compartilhado. O coworking costumava ser apenas um local de trabalho, agora é também um mindset.

Assim como muitas outras inovações no mundo, o coworking começou com a frustração pessoal de alguém. Aparentemente, uma frustração compartilhada por muitos. No final das contas, uma pessoa acabou dando o primeiro passo e fez algo a respeito: ela alugou um espaço e o disponibilizou para outras pessoas com as mesmas frustrações pessoais que ela tinha. Esse foi o início do coworking como o conhecemos. Vinte anos depois, chegamos ao atual conceito de coworking. Na verdade, é muito lógico que tenhamos chegado até aqui. A mesma lógica que nos revela que o coworking não é um lugar para os hipsters que querem apenas se rebelar contra a norma, mas algo para todos.

Modelo tradicional em transição


Um funcionário tradicionalmente trabalha em uma empresa. Essa empresa molda o ambiente de forma que as pessoas possam trabalhar bem e executar suas funções. Durante muito tempo, esse modelo foi eficaz ou pelo menos criou a ilusão de que era eficaz. Mas a sociedade está mudando, e muito rapidamente.

As pessoas não trabalham mais para uma empresa ao longo de sua carreira, as pessoas são mais sinceras sobre o que querem e também se sentem à vontade para serem teimosas. Tijolo por tijolo, a fundação do trabalho tradicional se desfaz. As empresas não podem mais dizer a seus funcionários como trabalhar e quando fazê-lo. Hoje, se você perguntar qual é o lugar onde as pessoas podem trabalhar melhor, “no escritório” não é uma resposta que pontua bem nas pesquisas e a resposta para quando as pessoas entregam o melhor trabalho não é necessariamente “durante o horário comercial”.

A maneira tradicional de trabalhar, portanto, está lentamente perdendo seu charme. As empresas tentam resolver isso criando espaços “flexíveis”, ou mais descontraídos, onde tentam dinamizar um pouco as coisas. Dessa forma, elas “forçam” as pessoas a trabalhar em outros lugares para iniciar algumas mudanças organizacionais.

A lógica do escritório compartilhado


Há alguns anos atrás, surgiram as “Estratégias Alternativas no Local de Trabalho”. Os funcionários geralmente pediam para trabalhar de casa. Esse já era um indício de que o ambiente forçado e as horas forçadas não eram muito favoráveis. Além dos funcionários, isso também se aplica aos freelancers. O reconhecimento desse indício foi bom, mas a solução criou um novo problema: a solidão e um declínio na produtividade. Como resultado, todos nós nos mudamos para cafeterias, onde nos colocamos entre as pessoas. Mas as aparências enganam. Simplesmente sentar entre as pessoas não resolve a solidão. Você já participou de uma festa onde ninguém falava com você?

Três quase-soluções adicionais, os ingredientes certos podem ser escolhidos a dedo. Um bom ingrediente: as pessoas ao seu redor, mas pessoas com quem você tem um contato significativo. Outro bom ingrediente: uma mudança de local de trabalho, mas não forçada. O melhor ingrediente: encontrar algo benéfico quase que ao acaso, enquanto procura outra coisa. Um efeito colateral do melhor ingrediente presente nos espaços de coworking: a comunidade. Talvez seja essa a razão pela qual o número de espaços de coworking no mundo aumentará em até 400% entre 2015 e 2022 (estamos no meio da mudança!).

 

Benefícios do espaço compartilhado

A comunidade em um espaço de coworking não é um jogo de soma-zero, como pode ser em uma empresa, onde sua promoção fica no caminho do seu vizinho porque você está lutando pelo mesmo lugar. Claro, vocês podem ajudar um ao outro, mas a progressão para um significa estagnação para o outro, afinal, essa é a lógica. Se um espaço de coworking é bem configurado, a progressão para um também pode significar progressão para o outro, sem que ambos venham a competir entre si. Todos podem melhorar, juntos.


Você tem que trabalhar de maneira mais inteligente, não mais difícil. Um espaço de coworking foi criado para facilitar essa ponte. Existem diferentes tipos de locais de trabalho, muitos deles envolvendo um grande espaço aberto, mas também há espaços mais fechados e privativos – como é o caso da Coworking Offices. Existem escritórios separados, áreas de chamadas especiais e salas de reuniões fechadas. Além disso, também é possível, como empregado de uma empresa formal, optar por participar de um espaço de coworking, enquanto a empresa da qual você faz parte está localizada em outro lugar.

Os custos do local de trabalho



Pode variar o quanto você gasta no seu local de trabalho. Para um freelancer, existem contratos onde é possível trabalhar um dia por semana gastando pouco. No outro extremo do espectro, é possível alugar uma própria mesa em um espaço fechado para cada dia da semana. Como empresa, você também pode participar de um espaço de coworking. Existem espaços de coworking que alugam escritórios inteiros em suas instalações. Como resultado, você e sua empresa ainda se movimentam entre freelancers e outras startups. Dessa forma, você pode se beneficiar da comunidade, mas também pode escolher a privacidade de seu próprio escritório e se reunir com seus colegas imediatos para se concentrar no que realmente importa: fazer seus negócios acontecerem.


Fonte: StartDock

img

Laura Lopes

    Posts relacionados

    Alimentação saudável. Para viver com mais saúde

    Alimentação saudável é um tabu pra muita gente. Primeiro de tudo, como se “manter na...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Porque você deve iniciar uma estratégia de conteúdo para a sua empresa agora mesmo

    Se você busca atrair mais atenção para o público-alvo da sua empresa, provavelmente também...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Custos ocultos estão no Escritório próprio e no Brexit

    Custos ocultos explicam o desânimo dos ingleses. O Brexit (Britain Exit - saída do Reino Unido da...

    Continue lendo
    por Coworking Offices

    Participe da discussão

    WhatsApp Chat
    [index]
    [index]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]