fbpx

5 dicas poderosas para superar as adversidades

Superar adversidades sendo otimista, auto-compaixão, humor, aprendendo a lidar com emoções e acreditando em si mesmo. Dicas da Coworking Offices

Nada pior para um início de semana do que encarar certas adversidades já logo na segunda-feira. Especialmente porque não há como controlá-las: fazem parte daquele elemento surpresa que aparece “do nada” no momento mais inoportuno possível. Felizmente, porém, temos toda a liberdade do mundo para moldar a forma como encaramos esses momentos adversos em nossa vida diária, sobretudo no trabalho. Neste post, você irá descobrir como explorar certos desafios importantes a seu favor, em 5 dicas poderosas para superar as adversidades do cotidiano:

#1. Pratique a auto-compaixão

Você já parou para pensar como é mais fácil sentir compaixão pelos outros do que por si mesmo? No entanto, para superar as adversidades mais rapidamente, a melhor forma de começar é sendo mais complacente consigo mesmo. Ao fazer isso, o bem-estar emocional também começa a melhorar, como também a confiança necessária para se levantar e seguir em frente.

Comece criando uma prática diária de atenção plena (e aterramento) consigo mesmo, como uma respiração profunda, meditação ou ioga. Isso nos ajuda a atravessar momentos estressantes com uma mente mais clara e tranquila. Além disso, lembre-se sempre que você tem tudo o que precisa dentro de si para enfrentar qualquer adversidade.

 

#2. Aprenda a lidar com as emoções

A maneira como você responde a um desafio determina sua capacidade de superá-lo. Adotar uma abordagem pró-ativa pode ser a chave para nos tornarmos mestres de nossas emoções, a fim de não permitir que elas nos dominem. Por isso, é importante reformular emoções e situações negativas. 

Só porque experimentamos emoções negativas não significa que precisamos reagir de maneira que seja prejudicial a nós mesmos ou a outras pessoas. Praticar a atenção plena e aprender a nomear as emoções são boas formas de dar menos força aos sentimentos negativos.

 

#3. Faça do humor seu aliado

Encontrar humor diante das adversidades pode ser extremamente curador para a mente, corpo e alma. Não se trata de desacreditar sua dor. Em vez disso, trata-se de atrair emoções positivas quando mais precisamos delas. Humor e risadas podem não tirar a dor completamente, mas é um ótimo mecanismo de enfrentamento. Por isso procure encarar com bom humor cada situação do seu dia, seja boa ou ruim, e se sentirá mais fortalecido e também mais leve.

#4. Mantenha-se otimista

É preciso aceitar quando as coisas não vão bem para que alguma mudança aconteça em primeiro lugar. É aí que as pessoas mais otimistas costumam levar vantagem, já que permanecem otimistas principalmente quando as coisas não vão bem. A forma positiva como conseguem encarar eventos decepcionantes também os ajuda a reformulá-los mais rapidamente. Cultivar o otimismo não é tarefa fácil, mas é sem dúvida uma ferramenta poderosa para superar as adversidades.

#5. Acredite em si mesmo

Nenhum dos conselhos anteriores desta lista será relevante se você não acreditar firmemente em si mesmo e no processo. A autoconfiança em sua capacidade de superar as dificuldades é a chave para se recuperar de qualquer coisa. E a chave é aprender a reconhecer quando sua voz interna está trabalhando contra você e reformulá-la imediatamente. Ao invés de dizer para si mesmo “eu não posso”, substitua-o por “eu vou”. Confie em si mesmo e saiba que não há nada com o que você não possa lidar.

Fonte: Lifehack.org

#cwosp #coworkingsafe

 

Participe da discussão

Compare listings

Comparar