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5 Razões para Otimizar um Site para Dispositivos Móveis

5 Razões para Otimizar um Site para Dispositivos Móveis

Se você ainda tem alguma dúvida, o fato é que se não otimizar seu site para dispositivos móveis, em suma, estará perdendo em vendas. Pesquisas mostram que 57% dos usuários abandonarão seu site se ele levar mais de 3 segundos para carregar e 30% abandonarão uma transação de compra, se o carrinho não for otimizado para dispositivos móveis. Considerando a importância de um site para qualquer pequena empresa, parece natural tomar o cuidado extra de garantir que o site seja amigável a esses dispositivos. Mas muitos ainda não são. Aqui vão cinco razões pelas quais as pequenas empresas devem ter um site otimizado para dispositivos móveis:

1. Usuários mobile são diferentes

Os usuários mobile têm objetivos diferentes dos de usuários de desktops e, normalmente, isso significa que eles desejam informações rápidas e de fácil apreensão. Os consumidores relatam que suas compras por dispositivos móveis são frequentemente realizadas por impulso e algumas estatísticas mostram que os usuários móveis gastam mais dinheiro por compra que os clientes que o fazem via desktop. Isso ressalta a importância de otimizar a experiência móvel para atender às necessidades e comportamentos de um usuário no contexto de como ele provavelmente navegará em seu site. Ao fazer o caminho de compra ou tornar a navegação e comunicação simples e intuitiva você se alinhará com mais precisão a usuários móveis que precisam de informações rápidas para tomar decisões em tempo real.

2. Dispositivos móveis recebem tráfego

Com um quarto das pesquisas globais na web sendo realizadas em um dispositivo móvel por mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, sites móveis são tão importantes, se não mais, que suas versões desktop. Diversas fontes relatam que os usuários de smartphones estão se engajando com sites móveis e aplicativos enquanto assistem TV, se deslocam para o trabalho e, simultaneamente, usam um computador. Como o Google deixou claro com a atualização do Hummingbird no ano passado, o futuro das buscas é mobile e sites que não sejam navegáveis ​​em dispositivos portáteis verão a sua classificação nas buscas sofrer por isso.

3. Melhor engajamento de marca

As pessoas gostam mais da sua marca quando você oferece uma experiência mobile satisfatória e elas são mais propensas a voltar para o seu site mais tarde em um desktop. Cerca de 90% das pessoas relatam que transitam entre os dispositivos, ou trocam de tela (“multi-screening”), para realizar uma tarefa. Quando a sua experiência móvel é otimizada para a funcionalidade e consistência, isso acaba por promover a confiança e a afinidade com os usuários. Por outro lado, se o seu site móvel é difícil de navegar, os clientes são mais propensos a ir para a concorrência do que a visitá-lo em um computador desktop. Se você não pode fornecer o que eles precisam quando precisam, você terá perdido a oportunidade de fazer a venda e com o risco de perder um cliente permanentemente para um concorrente.

4. Aumento das conversões

Sites adaptados para desktop em navegadores móveis são ineficazes na conversão de visitantes em compradores. As chamadas para a ação (ou “call to action”) são muitas vezes ofuscadas, os links são difíceis de clicar e as páginas de contato ficam escondidas em menus desformatados. Compradores com preferência por dispositivos móveis têm pouca paciência para um site pesado e um terço deles irá deixar uma transação se o site não estiver otimizado para estes dispositivos. Para aproveitar ao máximo o celular, as chamadas para ação devem ser claras e fáceis de clicar e as informações de contato devem ser uma das primeiras coisas que os usuários vêem. Cerca de 80% dos compradores admitem que as compras via mobile são orientadas por impulso e eles, obviamente, são mais propensos a comprar e interagir com uma marca que ofereça uma experiência móvel envolvente.

5. Redução da taxa de rejeição

O conteúdo que parece ótimo em um desktop pode ser ilegível em um dispositivo móvel. Os usuários não vão ficar no seu site se tiverem que recorrer ao zoom ou se a fonte for ilegível, ou, pior ainda, se tiver Flash ou qualquer outro recurso que requeira downloads adicionais para ser exibido em um navegador. Se o seu site não está otimizado para dispositivos móveis sua taxa de rejeição será extremamente elevada. Ao fornecer aos usuários mobile uma experiência de usuário apropriada e intuitiva você vai, obviamente, envolver os usuários por mais tempo e conduzi-los a uma compra ou a um formulário de dúvidas. Agora um último exercício: pegue seu smartphone e acesse seu site. Pergunte a si mesmo: – Será que ele carrega em menos de 3 segundos? – Será que chama a atenção para a mensagem que transmite ou aos principais produtos e serviços que comercializa? – O conteúdo é de fácil leitura? – É de fácil navegação? – A “chamada para a ação” é atraente e fácil de reconhecer? – Ele fornece uma boa experiência de uso? – É um site que onde você passaria um tempo navegando, se não fosse o seu próprio? Se para a maioria das perguntas você respondeu “não”, então é hora de otimizar o seu site para dispositivos móveis o quanto antes e capturar o tráfego e as vendas que ele pode proporcionar ao seu negócio. Não duvide disso. Fonte: The Huffington Post

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Laura Lopes

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