7 Leituras Recomendadas por Expoentes do TED Talks

7 Leituras Recomendadas por Expoentes do TED Talks

TED talks: 7 Leituras de uma lista

É verão no hemisfério norte. E por lá, em função disso, as férias acabam se estendendo um pouco mais também.

E, para aproveitar o tempo com um bom ócio criativo, o famoso site de palestras TED compilou uma lista das 40 leituras (TED talks) de verão recomendadas por seus palestrantes.

Seja qual for seu interesse – ficção ou não-ficção, um livro curtinho e de conteúdo mais suave, ou um longo e pesado, um best-seller do New York Times ou ainda um clássico atemporal – há certamente algo na lista que irá despertar seu interesse.

Acesse a lista completa no blog do TED talks, ou veja uma seleção de algumas obras recomendadas por empreendedores, designers, criativos e líderes da área de tecnologia:

1. “Criatividade, Inc.” por Ed Catmull

O co-fundador e Diretor de Produto (CPO) do Airbnb, Joe Gebbia, aprovou o livro. Ele afirma que quem pensa profundamente sobre como melhorar a cultura da sua organização deve ler este livro.

Nas palavras dele: “o co-fundador da Pixar, Ed Catmull, guia os leitores sobre como a fantástica fábrica de animação cria seus personagens. Este livro é um dos olhares mais íntimos nos bastidores da cultura de uma empresa, bem como sobre o impacto que tem sobre as pessoas, o negócio, e o produto”, comenta.

Confira também o TED Talks de Joe Gebbia (legendas em português): “Como o Airbnb Projetou a Confiança” https://www.ted.com/talks/joe_gebbia_how_airbnb_designs_for_trust

2. “Jogador nº 1”, por Ernest Cline

Astro Teller, cujo título oficial no Google é “capitão das moonshots” (algo como “projetos impossíveis”), lidera uma equipe no projeto X do gigante de busca que tem por missão resolver grandes problemas por meio de projetos experimentais, incluindo internet alimentada por um balão do Google.

A sua escolha de boas leituras? “Jogador nº 1”, que é o que ele descreve como uma mistura de um livro infantil muito desejado e um conto popular de ficção científica.

“É melhor resumido ao se afirmar que, se você gostou de Charlie e a Fábrica de Chocolate e de Matrix, e quiser ler uma história que oferece ambos os tipos de diversão ao mesmo tempo, esta é a pedida certa!” diz Teller.

Confira também o TED Talks de Astro Teller “O benefício inesperado de celebrar o fracasso” (legendas em português):

https://www.ted.com/talks/astro_teller_the_unexpected_benefit_of_celebrating_failure

 

3. “The Summer Book” por Tove Jansson

Linda Liukas ensina as crianças – e meninas, principalmente – a magia de se criar códigos para computadores.

Ela escreveu e ilustrou um livro, o “Hello Ruby”, que ensina os fundamentos da programação através de histórias e atividades adaptáveis (ou amigáveis) para crianças.

Mas ela não podia recomendar seu próprio livro. Em vez disso, Liukas, que vive em Helsinki, sugere a leitura de “The Summer Book”.

“Este livro é a minha pedida mais simples, silenciosa e tranquila”, diz ela. “A celebração mágica do verão na Escandinávia – 22 esboços de uma menina e uma avó em uma ilha”.

Confira também o TED Talks de Linda Liukas “Uma maneira encantadora de ensinar as crianças sobre computadores” (com legendas em português):
https://www.ted.com/talks/linda_liukas_a_delightful_way_to_teach_kids_about_computers?language=en

4. “InGenius: A Crash Course on Creativity”, por Tina Seelig

A advogada de minorias e design thinker Elise Roy ajuda as organizações a pensarem no design como forma de resolver problemas anteriormente considerados insolúveis.

Ela recomenda um livro que mostra como todo mundo é criativo, não importando seu trabalho ou função.

“Através de exemplos de seu trabalho, outros no campo do design thinking e de sua própria história, Tina Seelig oferece uma miríade de ferramentas e técnicas para ajudar todos que desejam descobrir seu próprio potencial criativo”.

Confira também o TED Talks de Tina Seelig “Quando projetamos para pessoas com deficiência, todos nos beneficiamos” (com legendas em português): http://www.ted.com/talks/elise_roy_when_we_design_for_disability_we_all_benefit

 

5. “Suplemento ao dicionário italiano”, por Bruno Munari

É surpreendente que a notável crítica de design Alice Rawsthorn recomenda que você se inspire pelo design através dessa leitura.

Sua escolha é escrita por um colega que está entre as celebridades do design mundial. “O brilhante designer italiano e teórico do design Bruno Munari mostra em sua obra como expressar todas essas coisas sem falar através de gestos, expressões faciais e atitudes corporais em seu suplemento ao dicionário italiano de 1963”, diz ela. “Seu livro é uma análise inspirada e envolvente não só do design de improviso, mas da psique italiana”, completa.

Confira também o TED Talks de Alice Rawsthorn “Piratas, enfermeiras e outros designers rebeldes” (com legendas em português):
https://www.ted.com/talks/alice_rawsthorn_pirates_nurses_and_other_rebel_designers

 

6. “The Vital Question”, por Nick Lane

Blaise Agüera y Arcas trabalha com aprendizagem de máquina (ou seja, realidade aumentada, mapeamento, computação vestível e interfaces naturais de usuário) no Google.

Ele recomenda “The Vital Question”, um livro que reimagina a história evolutiva do nosso planeta, porque “leva a uma nova perspectiva e insights sobre questões antigas e profundas”.

Confira também o TED Talks de Arcas “Como os computadores estão aprendendo a ser criativos” (com legendas em português):
https://www.ted.com/talks/blaise_aguera_y_arcas_how_computers_are_learning_to_be_creative

7. “Entre o mundo e eu”, por Ta-Nehisi Coates

Shivani Siroya, CEO e criadora do aplicativo financeiro Inventure, recomenda um livro que ela acredita que irá abrir os olhos e aumentar a empatia das pessoas: “Entre o mundo e eu”. “Essa é uma leitura poderosa que evoca a ação em todos nós e fornece um relato histórico bem documentado das relações raciais nos EUA.

A escrita de Coates é excelente, e ele descreve como a compreensão começa com a comunicação – e não o pressuposto”.

Confira também o TED Talks de Siroya “Um empréstimo inteligente para pessoas sem histórico de crédito (ainda)” (com legendas em português): https://www.ted.com/talks/shivani_siroya_a_smart_loan_for_people_with_no_credit_history_yet


Fonte: INC.com

 

Deixe uma resposta

[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]