fbpx

Aplicativos móveis: novidades no desenvolvimento

dispositivos móveis, aplicativos, experiência do usuário, desenvolvimento de aplicativos, desenvolvedores

Os aplicativos para dispositivos móveis surgiram como uma das características mais essenciais da vida moderna. Nós os usamos para pedir comida, fazer compras, montar e divertir. Eles desempenham um papel crucial no gerenciamento de nossas tarefas, nos mantendo informados e nos comunicando de todos os tipos. Da mesma forma, o desenvolvimento móvel – criando novas ferramentas e capacidades nunca antes imaginadas – se move rapidamente.

Mais especificamente, os aplicativos permitem que smartphones e tablets assumam novos poderes todos os dias, pois seu progresso nunca parece estagnar. Isso torna difícil e necessário manter-se atualizado com as últimas tendências no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Aqui, descrevemos algumas das principais tendências no desenvolvimento de aplicativos para manter você informado sobre o ritmo do cenário para dispositivos móveis.

1. Computação em nuvem

A computação em nuvem está passando por um boom, e certamente espera-se que ele tenha um papel fundamental na definição do futuro da criação de aplicativos para dispositivos móveis e da Web. Como muitos usuários da tecnologia móvel não estão acorrentados a um único dispositivo, os desenvolvedores de aplicativos concentram-se em trazer seus dados, documentos e recursos para vários dispositivos ao mesmo tempo, através da sincronização na nuvem.

2. Segurança dos aplicativos móveis

Os usuários estão preocupados com a segurança de seus dispositivos e dados, além de se protegerem de atacantes e hackers. Enquanto cerca de 75% dos aplicativos móveis não passam nos testes básicos de segurança, os invasores continuam a explorar  essas falhas. Por isso, desenvolvedores estão levando as preocupações de segurança muito mais a sério do que no passado, para garantir aos consumidores armazenamento seguro de dados, forte integração e autenticação multifatorial.

3. Tecnologia Vestível

Tecnologias vestíveis são um tópico importante em eletrônicos de consumo. Muitos desses dispositivos desenvolvidos se concentraram em fitness e saúde, mas no futuro eles também expandirão seu uso para eficiência, produtividade e pagamento móvel. A indústria da moda já está explorando a adoção de tecnologia vestível e é encorajador que o desenvolvimento de aplicativos novamente mude para sincronizar com esses dispositivos sem problemas.

4. Pagamentos Móveis

Estima-se que quase 20% das vendas sejam concluídas em um smartphone ou tablet. Esse crescimento certamente continuará à medida que os usuários se adaptarem ao comércio móvel, mas a transferência de dinheiro usando um dispositivo móvel já se tornou um requisito padrão na vida dos clientes. Portanto, os desenvolvedores de aplicativos estão migrando para o design de aplicativos que processam pagamentos sem dinheiro ou cartão.

5. Experiência do Usuário

À medida que o uso de smartphones, tablets e tecnologia vestível aumenta dia a dia, a experiência do usuário cresce em importância. É por isso que a análise de dados de uso de aplicativos está chegando para ajudar os desenvolvedores a posicionar anúncios e processar pagamentos da maneira certa. O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis não pode mais ser tão simplesmente separado das análises, o que resulta em melhorias mais eficientes na experiência do usuário. As empresas podem até usar aprendizado de máquina ou aprendizado profundo para explorar essas análises para obter informações.

6. Marketing no aplicativo

O gasto de grandes empresas em publicidade e marketing no aplicativo deve dobrar muitas vezes. Esses anúncios – não mais apenas banners e texto – vêm em vários formatos. A monetização significa que esses anúncios continuarão a mudar de forma até que seja alcançada uma síntese entre a experiência do usuário e o gasto efetivo com anúncios. (As mídias sociais certamente fazem parte da história quando se trata de alterar a publicidade de aplicativos para dispositivos móveis.)

7. Engajamento do Usuário

Costumava acontecer que os desenvolvedores e profissionais de marketing de aplicativos para dispositivos móveis se concentrassem apenas em downloads para atrair a atenção máxima. Em vez disso, o envolvimento do usuário assumiu o controle e agora os desenvolvedores de aplicativos móveis estão percebendo que cada envolvimento do usuário é útil. Em particular, usuários orgânicos (em vez de usuários de canal pago) mostram mais engajamento e lealdade, fazendo com que os desenvolvedores mudem de sintonia com os canais pagos.

8. HTML 5

À medida que a tecnologia do HTML 5 continua a brilhar, empresas e desenvolvedores estão adotando uma abordagem híbrida para a criação e manutenção de aplicativos móveis. Em vez de depender de ferramentas nativas, o uso dessas estruturas híbridas permite que os desenvolvedores construam aplicativos e se concentrem em várias plataformas e lojas de aplicativos ao mesmo tempo, ganhando uma base de usuários maior desde o início. Mais e mais desenvolvedores e aqueles que desejam criar um aplicativo prestarão atenção a essas tecnologias híbridas no futuro do design e desenvolvimento.

Pensamentos finais

Os desenvolvedores estão mudando para um futuro regido pela experiência do usuário, pagamento móvel e tecnologias híbridas que atingem as plataformas. O desenvolvimento atual e futuro de aplicativos será em parte testado por sua capacidade de incorporar computação em nuvem, m-commerce e publicidade móvel em seu arsenal. Embora você não consiga incluir essas tendências apenas no seu desenvolvimento atual, poderá encontrar a equipe certa para implementá-las para você.

Tamjid Aijazi é Vice Presidente da MaKeen

Participe da discussão

Compare listings

Comparar