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Os prós e contras (e as soluções!) antes comprar uma franquia

Os prós e contras (e as soluções!) antes comprar uma franquia

Franquia

Iniciar um novo negócio ou comprar uma franquia? Na maioria das vezes, uma franquia surge quando o proprietário da marca se aposenta e há uma oportunidade para seguir com o negócio, formando-se o novo agente proprietário.

Nick Weiser, da empresa de seguros Farmers Insurance, compartilha sua experiência com os prós e contras, e também as soluções possíveis face às dificuldades à frente da sua companhia:

Prós e Contras existem


Base de clientes confiável

Adquirir uma franquia fornece uma base de clientes pré-existentes e confiáveis.

Não só assume-se um escritório cheio de pessoas e processos pré-estabelecidos, como também a agenda de negócios. Isso inclui clientes que já fidelizados.

Com a “nova cara”, contudo, é preciso reconquistar a confiança desses clientes e garantir a continuidade da excelência nos negócios. E eis a parte emocionante desse desafio com seus prós e contras.

Além disso, a receita dos clientes existentes deve ajudar a financiar o custo de retenção dos novos, o que permite correr mais riscos calculados e crescer mais rapidamente, com menos receios relacionados ao fluxo de caixa do que em um novo negócio.


Uma fundação pré-existente

Ao iniciar uma empresa do zero, iniciamos próximos a nada: não há clientes, reconhecimento da marca, equipe, ou fluxo de receita.

Grande parte do seu tempo nos primeiros anos é gasto na construção de uma base sólida de clientes, espalhando a palavra sobre sua empresa e cultura.

No entanto, quando uma empresa é adquirida, já se tem meio caminho andado. A maior parte dos empresários não vendem suas empresas simplesmente e vão embora, para nunca mais serem vistos novamente.

Muitos se mantêm disponíveis para tirar dúvidas ou sempre que os clientes desejarem entrar em contato. É uma questão de mentalidade e cultura de cada tipo de empresário.

Os contras… e as soluções possíveis

Incerteza para novos funcionários e clientes

Desde o primeiro dia, a transparência e a completa abertura na comunicação com funcionários e clientes é absolutamente fundamental.

Por meio de reuniões individuais e outras formas de comunicação, é trabalho do proprietário da franquia compartilhar sua visão de negócio e como seus funcionários e clientes se encaixam nela.

Como as aquisições podem levar a incertezas aos envolvidos, é muito importante também lembrar que, tão logo seja possível, o dono da franquia deve aliviar a cabeça de sua nova equipe e também de seus clientes.

É a partir dessa semana que começará a construir uma sólida confiança na empresa.

Imperfeição

Tudo o que é iniciado na aquisição de uma franquia não será perfeito sempre existindo os prós e contras, embora haja a ilusão de que existe algo “pronto”.

Enquanto com uma startup o caminho para produtos e padrões de negócios vão sendo definidos, em uma franquia, as normas pré-existentes podem não atender o nível de qualidade que o proprietário deseja oferecer; alguns dos produtos podem não ser ideais; ou há ainda a possibilidade de entrar em conflito com certos membros da equipe.

Será necessário gastar tempo tentando descobrir como corrigir as áreas que precisam de ajuda, como superar desafios envolvendo staff ou funcionários, e, principalmente, para explicar quaisquer alterações para clientes existentes.

No entanto, a vantagem é que as imperfeições proporcionam uma oportunidade para que o novo proprietário opere algumas mudanças reais para deixar a empresa com a sua própria cara e estilo.

Curva íngreme de aprendizado

Naturalmente, a curva de aprendizado pode ser muito íngreme na aquisição de uma franquia.

Ao iniciar um negócio próprio, o proprietário define o ritmo e aprende ao mesmo tempo em que sua empresa cresce de baixo para cima, verificando os prós e contras de cada decisão.

Porém, ao comprar uma franquia, sobe em um trem em movimento e precisa alinhar-se à sua velocidade.

Precisa descobrir seu novo papel como proprietário de uma pequena empresa e, ao mesmo tempo, aprender sobre o negócio em si. Será tentador comparar o desempenho ao do anterior proprietário, mais experiente, mas isso não é realista.

Embora a curva de aprendizado seja íngreme, passados os primeiros meses, e com o progresso no aprendizado, a confiança em si mesmo só tende a aumentar, e com ela, o aumento no ritmo e talvez até mesmo a superação dos objetivos iniciais.

Benefícios superam desafios


Nick Weiser conta que os benefícios que experimentou comprar uma franquia superam os desafios.

Graças em grande parte a uma equipe sólida e clientes leais que herdou, sente-se confiante na estabilidade de sua empresa, enquanto ainda colhe os benefícios do empreendedorismo que buscou originalmente.

Portanto, se você também pretende se tornar um pequeno empresário, pode valer a pena explorar a possibilidade de adquirir uma empresa já existente em vez de lançar uma nova marca ou empresa.

Fonte: INC.com

#cwosp

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Laura Lopes

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