O Futuro Já Começou: Conheça as Inovações que Estão Revolucionando o Mundo

O Futuro Já Começou: Conheça as Inovações que Estão Revolucionando o Mundo

Inovações

Vivemos um momento extremamente pulsante em termos de ciência e tecnologia. Coisas que, em um passado não muito distante, eram consideradas ficção científica têm se tornado inovações que são parte do nosso dia a dia. O mais incrível sobre as descobertas científicas das últimas décadas é que acabam dando vida à tecnologia que nos permite avançar ainda mais rapidamente. Nossa capacidade de inovar tem aumentado exponencialmente conforme os anos passam. Para se ter uma ideia da magnitude dessa realidade, o blogueiro Jordan Lejuwaan caçou algumas inovações incríveis para diferentes setores da vida, e que conferem uma boa ideia das mudanças que devem chegar aos nossos lares até 2020.

Biotecnologia

Uma mão biônica controlada por sinais cerebrais não faz mágica, mas permite que pessoas sem dedos tenham as mãos totalmente funcionais para segurar objetos delicados. Ela é completamente controlada pelo cérebro e não requer cirurgia. A Touch Bionics, empresa que produz um modelo chamado Pro Digits, é capaz de instalar a mão completa e com “pele viva”, um material semelhante à pele humana, por menos de 50 mil dólares. Veja como ela funciona:

Arquitetura

Enquanto Dubai é conhecida por sua extravagância, arquitetos locais estão construindo uma torre giratória inovadora e sustentável. O belo edifício contará com 59 pisos rotativos independentes para que seus moradores tenham uma visão em constante mudança do mundo exterior. Cada piso irá rotacionar por aproximadamente 6 metros por minuto para que os habitantes não notem o movimento. As rotações independentes também darão ao edifício um exterior em constante mudança, compondo diferentes designs bastante complexos e interessantes. Mas as verdadeiras inovações da obra virão das turbinas eólicas construídas entre cada andar: a energia resultante, livre de poluição, será suficiente para abastecer a torre e vários edifícios ao redor.

Como interagimos com o mundo

A maneira pela qual interagimos com o mundo exterior mudou muito desde a introdução da Internet, smartphones etc. Em um futuro muito próximo, outro grande salto será dado: a integração das informações na Internet com o meio em que vivemos. Sobre isso, seremos capazes, por exemplo, de olhar para um prédio, produto ou lugar e imediatamente visualizar informações a respeito em nossos dispositivos; eventualmente, será possível fazer isso apenas movendo os olhos. Uma das inovações nesse sentido já está disponível e se chama “Goggles”. Criado pelo Google, o aplicativo permite tirar uma foto de tudo o que o usuário vê e instantaneamente receber informações a respeito em seu celular Android:

Energia solar

A energia solar em breve deixará os combustíveis fósseis e usinas eólicas a ver navios. A tecnologia criada por uma empresa chamada Sandia tem tornado essa realidade muito próxima: as células solares são feitas de 100 vezes menos material que as células solares atuais, mas operando com a mesma eficiência, mas uma das inovações em curso. Uma vez que o maior obstáculo para a adoção em massa da energia solar é o alto preço e tamanho dos painéis solares, essas novas células microscópicas farão uma enorme diferença. Por exemplo, os painéis atuais são enormes e requerem grandes motores para fazê-los acompanhar o sol. As células da Sandia, por outro lado, só precisariam ser movidas a uma fração de milímetro para acompanhar o sol de forma eficiente por serem muito leves.

Ainda mais surpreendente, elas podem ser suspensas em líquidos e impressas em materiais flexíveis, podendo ser alocadas em qualquer superfície. Já imaginou seu carro coberto por essas maravilhas?

Saúde

Uma empresa chamada Organovo desenvolveu a primeira impressora biológica comercial 3D, uma das inovações que constrói órgãos personalizados célula a célula. Cada célula individual é criada a partir de células de amostra do corpo do paciente. A Organovo comunica que veias e artérias estarão disponíveis em até 5 anos, e órgãos mais complexos, como coração e fígado, em 10 anos. A nanotecnologia está revolucionando o mundo da saúde. A combinação incrível de uma maior compreensão de como o DNA funciona e a capacidade de criar partes minúsculas aponta para um futuro brilhante da medicina. Os cientistas estão encontrando sequências específicas de DNA que codificam condições como a esquizofrenia, autismo e até mesmo o envelhecimento.

Robôs

A primeira década do século 21 foi um momento marcante para as inovações na robótica. Enquanto ainda estamos longe de ter robôs ajudando nos afazeres de casa como no desenho dos Jetsons, grandes avanços têm ocorrido para que isso se torne realidade no futuro. Alguns exemplos:

Robô hiperrealista do Einstein aprende a sorrir e a fazer expressões faciais na Universidade da Califórnia:

Boston Dynamics BigDog, quadrúpede projetado para incursões militares em área de difícil acesso:

Vestuário

A nanotecnologia aplicada ao vestuário é capaz de criar maravilhas. Um exemplo de inovações nessa área, são os nanogeradores baseados em fibras, capazes de gerar energia elétrica nas roupas pelo movimento do corpo, ondas ultrasônicas e até mesmo pelo fluxo sanguíneo do usuário. Outra aplicação da nanotecnologia são os nanofilamentos que possibilitam a criação de uma roupa completamente à prova d’água. A roupa pode ficar submersa na água durante dois meses e ainda permanecer seca ao toque.

Fonte: Lifehack

 

Deixe uma resposta