Pequenas vitórias são etapas para atingir grandes objetivos

Pequenas vitórias são etapas para atingir grandes objetivos

Pequenas vitórias para grandes objetivos

Todos queremos ser bem sucedidos em nossos objetivos e são esses objetivos que colocam significado em nossas vidas – em outras palavras, algo em que lutar e nos ajudar.

Mas você já tentou chegar alcançar um grande objetivo desistindo dele no final? Já começou a trabalhar para alcançar seu objetivo, mas ao longo do tempo sentiu que é simplesmente uma montanha muito alta para você escalar?

Alguma vez já experimentou a sensação de que passou tanto tempo tentando alcançar seu objetivo, que ao final sentiu que nada tem a ver com isso?

Se este é você, então saiba não está sozinho. Como seres humanos somos feitos para naturalmente enxergar primeiro os problemas e facilmente nos punir pelo “mau comportamento”.

Desempenhos pífios são rapidamente condenados em nossas mentes e a culpa pode subir para a superfície. Nossa mentalidade pode nos colocar para baixo quando sentimos que falhamos e isso geralmente resulta em desistir de sonhos e objetivos.

Então, qual é o segredo para alcançar esses objetivos com mais leveza? Pessoas bem-sucedidas chegam a enormes realizações o tempo todo, então como fazem isso? O que os torna tão diferentes?

Perspectiva e mindset

Muitas pessoas podem atribuir o sucesso alheio como uma mera questão de sorte ou ainda um talento natural que lhes permite destacar-se naquilo que desejar alcançar.

Sim, esse pode ser o caso, mas, na maioria das vezes, é devido a um mindset particular e à maneira de olhar para os objetivos como um todo.

Veja Thomas Edison, por exemplo, o empresário norte-americano inventor da lâmpada. Edison passou por quase 10.000 tentativas de criar uma lâmpada – convenhamos, essa é uma enorme quantidade de “falhas” antes de finalmente alcançar o sucesso.

Mas, em resposta a esses repetidos fracassos, ele disse: “Eu não falhei. Eu apenas passei por 10.000 maneiras que não funcionaram”.

Em outras palavras, ele procurou transformar seus fracassos em sucessos porque sua perspectiva estava voltada para o alcance de um objetivo em vez da falha.

É bastante claro, contudo, que ele possuía um mindset e uma perspectiva positiva que lhe permitiram celebrar esses pequenos passos e vê-los como realizações.

Mágica existe

Mais uma vez, é muito fácil nos colocarmos para baixo quando de pequenos erros e fracassos. Mas, e os nossos pequenos sucessos? Bem, a ironia disso é que, embora possamos nos sentir facilmente negativos sobre nossas falhas, quase nunca também procuramos celebrar nossos sucessos. E é precisamente aí que reside a mágica para transformar a situação.

Celebre pequenas vitórias

A chave do sucesso é perceber que nossas grandes metas não vão acontecer da noite para o dia, na próxima semana ou talvez até mesmo no próximo ano; tendemos a focar os objetivos finais em vez das pequenas e significativas medidas que tomamos para chegar a esse objetivo.
E é por isso que é importante reconhecer e celebrar as pequenas vitórias. O problema de não fazer isso é que acabamos diminuindo nossa motivação e motivação é o que nos mantém no caminho certo e nos dá a força para chegarmos ao topo da montanha.

A desmotivação geralmente vem porque não temos certeza do quão longe estamos de nossos objetivos. Nós às vezes acreditamos cegamente que o objetivo ainda está tão longe quando poderia estar logo ali na esquina – algo que nunca saberemos, contudo, se desistirmos.

Portanto, é importante ter a certeza de comemorar suas pequenas vitórias ao longo do caminho. Reconhecer isso ajuda a liberar as faíscas do circuito de recompensa do nosso cérebro e libera também substâncias químicas que nos dá a sensação de orgulho, de bem-estar e de felicidade, e nos faz querer ir mais longe em direção à nossa próxima conquista.

O reconhecimento é a chave

O reconhecimento às vezes pode ser minimizado em nossas vidas e tendemos a esquecer a de apreciar o que fizemos e o que temos.

Reconhecer nossas pequenas vitórias e os pequenos passos que tomamos para atingir nossos objetivos pode ser a diferença entre falhar e ser bem sucedido.

A falta de reconhecimento e gratidão pode nos mandar ladeira abaixo de não sermos capazes de enxergar a importância dos nossos pequenos sucessos.

Celebrar as pequenas coisas é também reconhecer que estamos bem em nosso caminho para a realização – na verdade, estamos nos realizando o tempo todo e é um mito afirmar que só seremos bem sucedidos se atingirmos esse objetivo elusivo.

Crie hábitos de sucesso

Hábitos de sucesso representam o sucesso. Parece óbvio, mas todos nós sabemos que a criar e mudar hábitos pode ser difícil, já que nossa mente tem dificuldade de se adaptar a novas rotinas.

No entanto, reconhecer e celebrar as pequenas vitórias é a forma como você ajudará a si mesmo a estabelecer os hábitos que precisa e também a mantê-los.

Nosso cérebro precisa de reforço, de modo que ao nos permitimos sermos recompensados é uma atitude que irá desenvolver um certo “vício de progredir”, que fará com que seu cérebro necessite seguir para as próximas etapas.

Reconhecer a importância do momento presente

Então, qual é o segredo para um hábito que nos torna mais bem sucedidos na vida? É sobretudo a compreensão da importância do momento presente.

Tendemos a tomar o momento presente como irrelevante – parece insignificante e acreditamos que as pequenas coisas que fazemos no presente não mudam em nada quem somos.

Contudo, devemos investir nas pequenas coisas durante um longo período de tempo e entender que só teremos o momento presente, embora esses momentos pareçam insignificantes quando se determina o sucesso ou o fracasso em algo, é a combinação dos momentos ao longo do tempo que nos levam as grandes realizações.

5 dicas para alcançar o sucesso

Com tudo isso em mente, temos que os pequenos passos que tomamos precisam ser reconhecidos e apreciados por aquilo que são.

A motivação é um fator enorme se vamos ou não ter sucesso e se seremos capazes de recompensar e celebrar pequenas vitórias é algo fundamental no processo.

Lista do sucesso

1. Divida grandes objetivos em objetivos menores – Procure não focar no objetivo final o tempo todo, por mais tentador que isso possa ser.

Certifique-se, ao invés disso, de criar pequenas metas alcançáveis que lhe permitirão vislumbrar seu progresso de forma mais clara.

2. Recompense-se com a realização de pequenas metas – Pense no que você mais gosta e fazer isto cada vez que você completar um passo.

Pode ser qualquer coisa, seu café favorito, chocolate ou até mesmo uma viagem em algum lugar. Ter algo para olhar para frente treina o cérebro para criar motivação.

3. Não coloque pressão sobre si mesmo – Impor um prazo para a realização dos seus objetivos pode resultar em potenciais sentimentos de fracasso. Seja relaxado com seus limites de tempo e isso irá aumentar a sua felicidade e motivação.

4. Acompanhe seu progresso – Anotar ou acompanhar seu progresso irá lembrá-lo de quão longe você veio para atingir seu objetivo.

Às vezes, podemos desistir porque não temos conhecimento do quão perto estamos do sucesso e esquecer o quanto nós já fizemos. Anote todas as pequenas vitórias – vê-las escritas pode até ser uma recompensa para si mesmo!

5. Mude a sua perspectiva – Às vezes, quando nos concentramos muito no objetivo final, pode nos parecer algo muito longe de alcançar.

Tente pensar nisso não como uma montanha enorme a escalar, mas como um obstáculo com alguns bons restaurantes (recompensas) para parar e relaxar no meio do caminho – desta forma você poderá visualizar a sua chegada de maneira muito mais fácil!

Fonte: Lifehack

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *