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Saiba Identificar (e Evitar!) os Erros Mais Comuns Cometidos por Empreendedores

Saiba Identificar (e Evitar!) os Erros Mais Comuns Cometidos por Empreendedores

Empreendedores  aprendem com erros

Construir um negócio do zero não é, definitivamente, uma tarefa fácil. Como empreendedor ou empresário, você cometerá uma série de erros e enfrentará fracassos ao longo do caminho – o que não é nada, desde que você esteja pronto para aprender com seus erros e tentar evitá-los no futuro. É assim que a maioria dos empreendedores aprendem e prosperam. Mas, uma vez que você estiver no jogo dos negócios, não podeá, evidentemente, se dar ao luxo de cometer erros constantemente. Ao contrário, terá que jogar de forma muito inteligente para ganhar vantagem competitiva sobre os outros e por isso você deve estar ciente de alguns erros fatais que empreendedores cometem e que podem arruinar o negócio.

Tentar se passar por um sabe tudo

Nunca tente se passar por um “sabe tudo”, especialmente se você tiver acabado de adentrar no mundo dos negócios. E por quê? Porque simplesmente você não é! Administrar um negócio tem tudo a ver com aprendizado e aquisição de conhecimento pelos seus empreendedores. Não é realmente possível manter uma evolução dinâmica no mercado se você não procurar aprender. Então, se você possui experiência para fazer negócios ou é uma startup, aproveite ao máximo todas as oportunidades que o ajudem a ampliar a sua visão de mercado e de mundo.

Iniciar o negócio sem uma infraestrutura

É verdade que agora você pode começar seu próprio negócio, sem qualquer configuração – mas definitivamente não sem uma infraestrutura. O planejamento é provavelmente o aspecto mais importante que estabelece uma base sólida para o seu negócio crescer – e se você não está se concentrando na infraestrutura, está cometendo um erro terrível.

Escolher o parceiro errado

Em primeiro lugar, empreendedores não precisam necessariamente de um sócio, se estiverem começando seu negócio em pequena escala. Com um planejamento estratégico e organização, empreendedores podem lidar com seu próprio negócio sozinho de início. Mas se você pensa que a responsabilidade de lidar sozinho com tudo é muito grande, você precisará de um parceiro de negócios e, em seguida, deve tomar muito cuidado na hora de escolher esse parceiro. Certifique-se de que ele seja mentalmente compatível com você – precisamos de alguém inteligente para tomar decisões importantes, portanto escolha alguém que possa complementar suas habilidades empreendedoras e apoiar suas ideias.

Focar apenas no crescimento

Sua empresa não poderá crescer se as suas estratégias não forem dinâmicas. Como empreendedor, você tem que pensar em várias direções enquanto toma decisões. Agora, se você está se concentrando exclusivamente no crescimento do negócio, e não na qualidade dos serviços, isso eventualmente deverá impactar o seu negócio. Como resolver essa equação? Procure pensar que alcançar um equilíbrio entre crescimento e qualidade é a chave para o sucesso nos negócios.

Esperar que a clientela chegue até você

Você realmente espera que os clientes o encontrem e o sigam quando o mercado já está repleto de outras empresas que oferecem serviços promissores? Definitivamente, não! Se quiser expandir sua base de clientes, você terá que estar aonde seus clientes estão.

Subestimar a importância da tecnologia

Independentemente da natureza do seu negócio, empreendedores devem ser bem informados sobre novas tecnologias, se quiserem ser empreendedores de sucesso. Isso porque hoje em dia a tecnologia está em toda parte, e você não conseguirá se impor diante da concorrência se não tirar o máximo proveito da tecnologia disponível no mercado atualmente.

Ser obcecado pela concorrência

Adquirir sucesso como empreendedor não trata apenas de se preocupar com a forte concorrência no mercado. É claro que importa e incomoda, mas você precisa se concentrar em outros aspectos importantes também, como a auto-avaliação e a compreensão da mentalidade dos clientes. Como Mark Cuban disse certa vez: “Concentre-se em construir o melhor negócio possível. Se você é bom, as pessoas vão notar e oportunidades vão aparecer”.

Má gestão financeira

Se você não estiver gerenciando suas finanças, seu negócio pode desabar como um castelo de cartas. Empreendedores precisam aprender a gastar com muita sabedoria – a contratação de um consultor financeiro pode ser realmente útil para evitar erros grosseiros, especialmente com a alta carga tributária que temos no Brasil.

Crescer sem planejamento

Expandir o negócio sem qualquer planejamento é outro erro comum que empresários e empreendedores costumam cometer. Aquela máxima de ser “habilidoso em várias coisas, e especialista em nenhuma” nunca funciona para os negócios. Expanda seus negócios apenas quando você estiver financeiramente estável para tal, e munido de um plano estratégico para isso.

Não contratar funcionários competentes

Seu sucesso depende muito da competência dos seus empregados. Logo, esforce-se da melhor forma possível para contratar pessoas que realmente se encaixem na sua concepção de negócio.

Ignorar a resposta do cliente

Uma forma de avaliar o negócio é pedir um feedback aos clientes. Muitas vezes, os empreendedores não entendem a impotência da resposta do cliente, mas, acredite: isso pode realmente ajudá-lo a identificar seus pontos fracos e entender o que os clientes esperam do seu negócio.

Perder oportunidades viáveis de investimento

Os empreendedores que esperam pelo “momento certo” para investir não permanecem muito tempo no jogo de negócios. Lembre-se: as oportunidades não vão bater na sua porta – você terá que identificá-las e extrair o máximo de valor de todas as oportunidades viáveis.

Negar ajuda profissional

Se você precisa de ajuda, admita isso! O aprendizagem é um processo contínuo e não há nada de mal em procurar ajuda profissional. Os empreendedores que negam ajuda e tentam resolver os problemas por conta própria acabam cometendo erros grosseiros que podem comprometer a credibilidade do negócio.

Não se atualizar sobre as tendências de Marketing

Você não quer ficar de fora, não é? O Marketing está mudando de forma dinâmica e você só poderá se manter se ficar atualizado sobre as tendências atuais. Elon Musk oferece este grande conselho: “Pense constantemente sobre como você poderia fazer as coisas de uma forma melhor e continue se questionando a respeito”.

Investir demais no local de trabalho

Invista parcimoniosamente: desperdiçar capital em uma instalação de trabalho quando você na verdade nem precisaria disso pode afetar negativamente os seus planos de negócio.

Não focar no público alvo

Você deve conhecer seu público alvo para alcançá-lo. Você não pode formar um vínculo com seus clientes a menos que entenda a mentalidade deles e, para isso, você precisa saber quem é o seu público alvo.

Marketing pobre

Sua estratégia de Marketing não deve ser para um grupo específico de clientes. Empreendedores de sucesso focam em estratégias dinâmicas de Marketing que atendam a todos os tipos de clientes/consumidores.

Escolher a plataforma errada

Escolha a plataforma que for mais interessante ao lançar seus produtos. Por exemplo, você pode escolher as mídias sociais para comercializar seus produtos, porque quase todo mundo está ativo nas mídias sociais atualmente.

Mais do mesmo

Seja inovador! Implementar as mesmas ideias que todo mundo usa não vai ajudar você a se destacar da multidão.

Não trabalhar competências empreendedoras

Por último, mas não menos importante, esforce-se para melhorar. Nunca esteja satisfeito com o que você é hoje – você sempre terá espaço para melhorias. Empreendedores bem sucedidos observam suas falhas e trabalham nelas. Suas falhas podem levar você ao sucesso que sempre sonhou, se tomá-las como lições, e agora que você está familiarizado com os erros mais comuns que os empresários muitas vezes esquecem, procure evitá-los!

Fonte: Lifehack
Foto: RYAN MCGUIRE via gratisography.com

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Laura Lopes

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