24h

7 dias

Rua Tenerife, 31 - 4º Andar

Vila Olímpia - São Paulo

(11) 3044-0710 / 3847-8920

contato@cwosp.com.br

Comparar listagens

Trabalhadores freelancers alocados em Coworking

Trabalhadores freelancers alocados em Coworking

5 motivos para alocar trabalhadores freelancers em escritórios de coworking

Os escritórios de coworking se tornam cada vez mais populares, principalmente nas capitais brasileiras, com diversas vantagens para os trabalhadores freelancers. Ao mesmo tempo em que cresce a quantidade de escritórios compartilhados, também aumenta a procura pelos espaços.

O freelancer tem o benefício de poder trabalhar onde quiser e quando quiser, não precisa ficar preso ao escritório e pode desfrutar da liberdade que os funcionários contratados das empresas geralmente não têm. 

Contudo, manter a organização na rotina de trabalho continua fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissional, e o coworking aparece como uma ótima pedida.

Os espaços compartilhados de trabalho fogem do tradicional, e podem ser utilizados por profissionais de diversos segmentos de atuação. 

Além disso, eles também são procurados pelas empresas que contratam trabalhadores freelancers, alocando-os em escritórios compartilhados, agregando benefícios para os profissionais e para as tarefas desenvolvidas por eles.

O que é coworking?

O coworking difere bastante dos escritórios tradicionais, com uma ideologia diferenciada, oferecendo um ambiente de trabalho inspirador para quem não tem um local próprio. 

Não se trata apenas de um espaço com decoração arrojada, o coworking apresenta diversas vantagens, que resultam em um ótimo custo-benefício.

Trata-se de um esquema que nasceu nos Estados Unidos nos anos 2000, em que os usuários pagam um preço para utilizar o espaço. 

O valor para utilização destes espaços pode ser calculado por hora e incluir benefícios como: água, luz, internet, telefonia e manutenções, além de já incluir as taxas de acordo com a administração do local. Geralmente são oferecidos os seguintes serviços:

  • Salas privativas para o atendimento a clientes ou reuniões;
  • Estacionamento próprio para os profissionais e clientes;
  • Internet de qualidade e alta velocidade;
  • Escritório virtual, gerenciando ligações, correspondências e recados;
  • Recepção para os clientes dos profissionais;
  • Instalações com mesas e cadeiras para trabalho;
  • Auditório para eventos externos ou internos;
  • Espaço de convivência para o relaxamento dos profissionais;
  • Sistemas para impressões de qualidade.

Profissionais

Por isso, o coworking pode ser útil na rotina de diversos tipos de profissionais, não havendo um grupo determinado para a atuação nesses espaços. 

É bastante comum encontrar profissionais de TI, designers, engenheiros, profissionais de comunicação, advogados, consultores, coaches, arquitetos, dentre outros profissionais, que se beneficiam deste esquema.

Alguns coworkings também podem ser segmentados ou temáticos, como é o caso dos coworkings para salões de beleza, que contam com uma estrutura específica para os serviços que são oferecidos, como corte de cabelos e tratamentos estéticos.

O coworking é definido pelas pessoas que participam do espaço, trabalhando juntas e desenvolvendo os negócios individualmente ou em parceria. Geralmente, o que torna o ambiente mais positivo é o fato de que os profissionais buscam a colaboratividade, em um ambiente agradável e coletivo, o que vai muito além de apenas dividir o espaço.

Por isso, por mais que os profissionais atuem em áreas diferentes, eles têm uma forte característica em comum, que é sua entrega ao trabalho visando o crescimento profissional.

Portanto, muito mais do que um espaço de trabalho, os coworkings são locais de colaboração e compartilhamento de conhecimentos, experiências, fracassos e sucessos.

5 vantagens dos coworkings para trabalhadores freelancers

Não é difícil entender os motivos porque coworking e freelancers nasceram um para o outro. Com a escolha adequada do local, o esquema pode ser muito positivo para os profissionais autônomos de diversas áreas de atuação, como um engenheiro focado em projeto de combate a incendio, por exemplo.

As 5 principais vantagens do coworking para os profissionais são:

Infraestrutura

Os coworkings são preparados para conter tudo o que os profissionais podem precisar durante as suas jornadas de trabalho. Dentre esses itens se destaca a internet de alta velocidade, as salas de reuniões e um endereço comercial e fiscal.

A infraestrutura faz toda a diferença para o andamento de um projeto de gestão ambiental em obras de construção civil, por exemplo, e possibilita que os profissionais recebam clientes para atendimento como em um escritório convencional. Isso ajuda os profissionais a construírem uma imagem mais profissional.

Além disso, para ter acesso à toda a infraestrutura é preciso apenas pagar a mensalidade, não é necessário se preocupar com a contratação de serviços básicos ou com manutenções.

Networking

Por si só, o networking já é um grande motivo para os trabalhadores freelancers procurarem um coworking.

Trabalhar de casa pode ser mais cômodo, barato e até mais tranquilo, em muitas situações. Entretanto, estar sozinho também pode ser limitador, já que em casa o profissional fica isolado e não consegue compartilhar ideias.

O coworking representa, portanto, uma oportunidade de conhecer e se relacionar com outros profissionais, independente do segmento de atuação. 

As relações podem ser bastante frutíferas. Um promotor de festa de bodas de prata, por exemplo, consegue conhecer, conversar e trocar experiências com profissionais da decoração ou da gastronomia, que também estejam no local, empenhados em seus projetos.

Também faz parte do funcionamento do coworking a realização de eventos, encontros, palestras e cursos. Ou seja, não faltam oportunidades para conhecer mais pessoas e aprender diversos tipos de conhecimentos com elas.

Essas pessoas no futuro podem se interessar em parcerias, contratações ou até no fornecimento de serviços ou produtos variados, como um sensor de estacionamento dianteiro, por exemplo.

Superação do isolamento

Ao mesmo tempo em que há profissionais que se dão muito bem com o esquema de trabalho freelancer, também há aqueles que têm dificuldades em se adaptar. Uma das maiores dificuldades é a sensação de isolamento.

Entretanto, o coworking é uma alternativa para que o freelancer encontre outros profissionais e empresários, superando o sentimento de isolamento que pode haver no home office.

Por isso, ao optar pelo coworking, empresas ou profissionais autônomos especializados na reforma de fachada predial, por exemplo, podem ter significativas melhoras na saúde mental, com aumento da criatividade e produtividade.

Foco para trabalhadores freelancers

Além de poder contar com uma infraestrutura completa, no coworking o profissional estará completamente livre de distrações, e pode focar mais na realização do seu trabalho. 

Obviamente, isso também requer um pouco de disciplina, para que o ambiente compartilhado com outras pessoas não atrapalhe a organização de documentos para um laudo de transferência veicular, ou outras atividades que demandam concentração, por exemplo.

Contudo, os profissionais que já conseguem administrar o seu próprio tempo, atividades e carreira podem ser extremamente produtivos e criativos nos ambientes compartilhados. Principalmente, porque nesse espaço voltado para o trabalho não haverá som dos vizinhos ou tentações, como assistir séries ou dormir.

Criatividade

O ambiente do coworking costuma ser montado para incentivar a criatividade dos trabalhadores que dividem o espaço. Isso é possível com um ambiente inovador, onde a decoração é projetada para inspirar os profissionais, com cores e estilos criativos.

Como o design caminha em conjunto com a funcionalidade, os ambientes contam com tudo que o profissional pode precisar para focar no trabalho ou relaxar durante uma pausa.

A criatividade também é resultado das conexões e interações que o ambiente proporciona, já que no coworking um designer pode encontrar um gestor de negócios de carros para executivos, por exemplo, e o contato com profissionais de diferentes segmentos sempre pode render novas ideias.

O que avaliar na escolha do coworking ideal?

Para realmente ter acesso aos benefícios do coworking, é fundamental que as empresas ou profissionais autônomos optem pelo local que atenda melhor às necessidades de cada situação.

Para o sucesso das atividades profissionais, como o design de placa de sinalização de emergência personalizada, por exemplo, é necessário avaliar:

  • Localização de fácil acesso, de carro ou transporte público;
  • Estrutura física satisfatória e confortável, com espaço e ergonomia;
  • Rede Wi-Fi estável, de qualidade e boa velocidade;
  • Custo-benefício, com relação à estrutura oferecida e preço cobrado;
  • Organização e limpeza do ambiente;
  • Acústica favorável para não haver barulhos atrapalhando o trabalho.

Por isso, a dica é avaliar previamente as opções, investigando todas as questões envolvidas. Recomenda-se uma análise completa do mobiliário, salas disponíveis e até quantidade de profissionais que costumam frequentar o local.

Quando já houver selecionado alguns locais possíveis, uma dica é fazer um “test-drive”, trabalhando por um dia em casa e outro em um escritório de coworking, para escolher a opção que mais se adequa ao profissional. Vale a pena visitar os locais em diferentes horários, para ver como é o ambiente no espaço de trabalho, e ter certeza que a opção é a mais viável.

Depois de analisar muito bem a estrutura e o ambiente, fica mais fácil escolher o coworking ideal é apostar na opção que proporcione mais vantagens.

Ao final, tanto as empresas quanto os trabalhadores freelancers podem desfrutar de um espaço agradável, que estimula a criatividade e a produtividade, principalmente por meio da coletividade.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

img

Coworking Offices Vila Olímpia

Coworking Offices: Alugue Escritórios Corporativos Mobiliados em frente ao Shopping Vila Olímpia.

    Posts relacionados

    O que se deve incluir em um modelo ideal de plano de negócios?

    Todo o empreendedor deve ter em mente e em mãos um plano de negócios. Isso porque o próprio...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    M&A – Humor explica Fusões e Aquisições

    M&A, é uma sigla em inglês para Mergers and Acquisitions, ou Fusões e Aquisições. É um...

    Continue lendo
    por Coworking Offices Vila Olímpia

    9 clássicos motivacionais para inspirar a vida e a carreira

    A vida se torna um pouco mais simples quando aceitamos que, à medida que perseguimos nossos...

    Continue lendo
    por Laura Lopes

    Participe da discussão

    WhatsApp Chat
    [index]
    [index]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]
    [523.251,659.255,783.991]