Pessoas Orgulhosas ou Arrogantes (Entenda as diferenças)

Pessoas Orgulhosas ou Arrogantes (Entenda as diferenças)

Orgulho e arrogância: dois estados emocionais diferentes divididos por uma linha bem tênue. Senão, vejamos: você sabe como é bom quando seu cliente aprova um projeto que você e toda a sua equipe trabalhou duro após muitas semanas ou mesmo meses; você se sente muito orgulhoso do trabalho que fizeram juntos. Mas, todos esses nobres sentimentos podem ir rapidamente por água abaixo, se houver apenas UM indivíduo na sua equipe que, cheio de arrogância, disser a seu cliente que grande trabalho ELE fez. Então este post é para lembrar você de que é possível identificar a diferença entre orgulho e arrogância, e jamais sucumbir a esta última (e se alegrar demais, de fato e sem culpa, pela primeira):

1. Pessoas orgulhosas estão sempre confiantes, enquanto as pessoas arrogantes são inseguras

As pessoas orgulhosas sabem o que fazem. Elas geralmente são mestras em suas profissões e sempre gostam de fazer as coisas corretamente. Elas não querem bagunçar o ambiente ao redor delas e elas, definitivamente, não curtem desperdiçar tempo com coisas desimportantes. Já o tipo arrogante costuma usar sua arrogância para encobrir seu desleixo e incapacidade de lidar com uma tarefa. Lá no fundo, eles bem sabem que não são capazes de realizar o trabalho que se propõem a fazer. Eles estão cheios de dúvidas. Está cientificamente provado que as pessoas arrogantes são propensas a vergonha.

2. Pessoas orgulhosas usam a língua com sabedoria, enquanto pessoas arrogantes costumam “falar grosso”

Pessoas orgulhosas sempre falam com sabedoria e há duas razões principais para isso:

a) Elas sempre falam de sua própria experiência
b) Elas trabalham regularmente em si mesmos, controlando seus pensamentos.

Elas sabem que seu orgulho é proveniente dessas duas coisas, por isso é natural que falem de forma positiva e inspiradora para os outros. A arrogância tem suas sementes plantadas na incapacidade de controlar a mente. Logo, se uma pessoa arrogante quiser impressioar os outros, provavelmente vai usar uma linguagem forte, incluindo palavrões.

3. Pessoas orgulhosas acreditam que todas as pessoas merecem ser tratadas de forma igual, enquanto pessoas arrogantes pensam que são melhores do que os outros

Um estudo psicológico realizado pela Ohio State University em crianças com idades entre 7 e 11 mostraram que crianças que foram encorajadas pelos pais a acreditar que são melhores do que outras desenvolveram uma personalidade narcisista forte. Já as pessoas orgulhosas de si exibem auto-estima elevada, porém acreditando que sejam tão boas quanto as outros.

4. Pessoas orgulhosas são como corujas, enquanto pessoas arrogantes são como cães assustados

Quando é que um cachorro morde? Ele morde quando teme alguém porque quer proteger-se. E essa é a mesma situação quando algumas pessoas usam/praticam a arrogância: nos momentos de medo de perder algo. Pessoas orgulhosas possuem a atitude das corujas com sua paz interior: elas sabem como controlar suas emoções para que pareçam estar sempre no controle da situação em que se encontram.

5. Pessoas orgulhosas olham para o trabalho duro como um caminho para o sucesso, enquanto pessoas arrogantes são apenas candidatos a oportunidades

Estudos mostram que pessoas orgulhosas enxergam o trabalho duro como sendo a chave para o sucesso. Elas dependem altamente de si mesmas enquanto sempre preparadas para ouvir os conselhos de outras pessoas. Por outro lado, pessoas arrogantes encaram o sucesso como pura sorte, de forma que estão sempre na corrida pela próxima melhor oportunidade que puderem encontrar.

6. Pessoas orgulhosas sempre elogiam a equipe, enquanto as arrogantes desejam levar todos os créditos pelo trabalho

Pessoas orgulhosas sabem que o poder reside no trabalho em equipe, logo, eles consideram todos os seus colegas. Eles sabem que ao fazer isso não perdem nada, apenas empoderam também as pessoas ao seu redor (o que é bastante positivo, convenhamos). Já as pessoas arrogantes pensam apenas em seu próprio sucesso. Quando trabalham em equipe, depois que a tarefa for concluída, eles serão os primeiros no palco para levar o prêmio para eles.

7. Pessoas orgulhosas realmente se conhecem bem, enquanto as arrogantes apenas fingem se conhecer bem

Estudos psicológicos demonstram que as pessoas orgulhosas possuem auto-estima genuína que vem do fato de se conhecerem bem. Elas sabem o que são capazes de fazer e como controlar suas emoções. A arrogância é, na verdade, a ignorância de conhecimento.

8. Pessoas orgulhosas consideram sabiamente as opiniões das outras pessoas enquanto pessoas arrogantes não suportam qualquer crítica

Se as pessoas orgulhosas descobrem que estão erradas, elas não terão nenhum problema em confessar seu erro e tentar corrigi-lo – aprender com ele! – enquanto as pessoas arrogantes farão qualquer coisa para provar que estão certas.

9. Pessoas orgulhosas não sentem necessidade de impressionar ninguém, enquanto as pessoas arrogantes possuem um constante desejo de fazê-lo

Você já esteve em um grupo de pessoas onde havia um homem ou uma mulher que não falavam muito, mas você sentia uma grande energia saindo dele ou dela? E quando você começou a falar com eles, você não queria sair, sendo atraído pela sua grande personalidade? Pessoas orgulhosas não estão desesperadas para chamar a atenção de outras pessoas, elas simplesmente as atraem com a sua presença. Já as pessoas arrogantes trabalham duro para impressionar os outros, por isso são geralmente os mais “ruidosos” no grupo. Eles não vêem quaisquer fronteiras para atingir seus objetivos: se houver uma chance de fazer uma piada de mau gosto sobre alguém, eles não pensarão duas vezes.

10. Pessoas orgulhosas podem trabalhar bem em qualquer organização, enquanto as arrogantes funcionam melhor apenas em sistemas hierárquicos

As pessoas orgulhosas respeitam os outros, para que possam trabalhar com muitas pessoas diferentes. Eles não temem que alguém possa tomar sua posição, pois acreditam fortemente em si mesmos. Por outro lado, as pessoas arrogantes, que não possuem essa mesma motivação, precisam de um lugar seguro para trabalhar. E onde é o lugar perfeito para a arrogância florescer? Em qualquer sistema hierárquico onde as funções são bem definidas. Seu chefe pode gritar com você (se você for tão azarado a ponto de ter um chefe arrogante) apenas por sua posição de poder. Seja orgulhoso de si mesmo, trabalhe constantemente para ser a melhor versão de si mesmo, mas nunca cruze a linha da arrogância por pensar que outra pessoa é menos importante que você só porque poderia fazer uma tarefa ‘aparentemente’ menos importante.

Fonte: Lifehack

#cwosp

 

Deixe uma resposta

[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]