fbpx

Polo fornecedor: oportunidade para São Paulo

cidade de São Paulo, Brasil, polo de fornecedor, China

No Brasil, e em todo o mundo, dentre todas as fragilidades detectadas nesse tempo da pandemia do Covid-19, uma ficou muito evidente. Esclarecendo: a concentração de compras em um único polo fornecedor é desastrosa.

Uma das regras básicas de compras sobre a dependência quanto a um polo fornecedor, no caso a China, foi ignorada.  As escolhas baseadas nos indicadores financeiros e históricos não contemplavam todos os riscos. Por isso, o Brasil sofreu com o cancelamento de diversos pedidos de respiradores, máscaras e outros produtos da área médica.

Polo fornecedor

Por exemplo, a China responde por 62% da produção de brinquedos, 59% de equipamentos de telecomunicação, 35% dos calçados e 32% dos antibióticos.

No setor de autopeças, a China tem participações relevantes em diversos países. Em primeiro lugar, o Japão com 35,7%, e a Coréia do Sul, com 29,3% mostram o tamanho do problema.

Em patamares mais baixos, porém significativos, os Estados Unidos com 16%, o Brasil com 10,8% e a Alemanha com 3,7%  demonstram que, um impedimento por qualquer motivo em receber as peças, terá impactos importantes  nas respectivas indústrias.

A busca por uma diversificação de fornecedores e polos de produção já começou. Em outras palavras, um bom ambiente de negócios, mão de obra qualificada e infraestrutura serão preponderantes. Portanto, a Índia, o Vietnã e Taiwan  largaram na frente dessa corrida.

O Brasil também está no páreo para se tornar um dos novos polos de fornecimento nas novas cadeias globais que estarão sendo formadas. Consequentemente, pesam a favor nosso parque industrial diversificado, a proximidade com os Estados Unidos e a Europa e sermos uma democracia.

Como lição de casa,  deveremos ter pressa na melhoria contínua da infraestrutura, dos padrões de educação e das reformas econômicas.

Cidade de São Paulo

Quando se pensa em oportunidades no Brasil,  a cidade de São Paulo e o Estado homônimo são uma aposta certa. Acima de tudo, a cidade é o centro financeiro e tecnológico do país, dotada da mão da obra mais qualificada e com a melhor infraestrutura.

São Paulo é considerada uma das cidades globais. Consequentemente, uma cidade cosmopolita, escolhida como sede dos maiores bancos e de quase 70% dos grupos multinacionais instalados no Brasil.

Procurando um escritório ou sala privativa em um dos melhores coworking da cidade de São Paulo? Porque não agendar uma visita na Coworking Offices na Vila Olímpia. Depois disso, você certamente encerrará a sua busca.

#cwosp #coworkingoffices

 

 

 

 

 

Participe da discussão

Compare listings

Comparar